top of page

Trânsito Cidadão: MPRN e parceiros reúnem gestores municipais para discutir sobre a importância da municipalização do trânsito

  • contatoajaanadecon
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Encontro fortaleceu a parceria interinstitucional para a interiorização do projeto e segurança dos condutores


ree

O trânsito e seus reflexos nos serviços de saúde são pautas da cidadania e de saúde pública abraçadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).


Por isso, projetos como Trânsito Cidadão tem o objetivo de educar motociclistas sobre a conduta adequada, mas principalmente, reduzir o número de acidentes.


Nesta segunda-feira (24), houve uma reunião com o Cetran, a Sesap, a Femurn e os gestores de mais de 30 cidades para discutir a respeito da importância do aperfeiçoamento da coleta de dados, da municipalização do trânsito e de ações de política pública para redução dos óbitos e lesões em vias públicas.


A ação foi desenvolvida conjuntamente pelas 49ª, 47ª e 62ª Promotorias de Justiça de Natal, os Centros de Apoio às Promotorias de Justiça da Saúde e da Cidadania, além do Ministério Público do Trabalho (MPT).



A promotora de Justiça Danielle Veras explicou a relevância da nova etapa: “Demos este destaque junto às prefeituras do interior para que realmente haja essa preocupação cada vez maior, com êxito, e para que o trânsito se torne mais seguro e regularizado”.


O momento também contou com a apresentação de dados estatísticos pelo Notifica RN da Sesap, sistema criado para apoiar a Política de Saúde do Rio Grande do Norte, permitindo o monitoramento de doenças, agravos e eventos que representam risco à saúde pública.


Os dados sobre os acidentes de trânsito no interior do Estado e os seus impactos na Rede de Urgência Estadual em Saúde foram trazidos para o debate e a experiência com o Programa Vida no Trânsito.


A procuradora do MPT-RN Christiane Alli Fernandes destacou que a ação “transforma os motoristas, motociclistas e pedestres. E esse projeto já vem gerando ótimos frutos, como a redução de acidentes, de mortes e de lesões. Já a promotora de Justiça de Saúde de Natal Elaine Cardoso destacou que “o tema foi discutido não só sob o ponto de vista da mobilidade, mas também dos impactos na saúde pública e da importância de levantamento de dados para identificar formas mais eficazes e boas práticas de atuação”, citou.


Programação:

O evento contou também com a apresentação “Uso de Dados para Salvar Vidas no Rio Grande do Norte” ministrada pela enfermeira da Secretaria de Saúde Pública (Sesap/RN), Paola da Costa.


Além de “Caminhos para um trânsito mais seguro: A experiência com Programa Vida no Trânsito” conduzida por Suzete Maria de Queiroz que atua como Assistente Social-Sesap/RN.


Além da “Efetivação das Etapas da Integração do Trânsito e os resultados sociais, econômicos e de mobilidade nas cidades” ministradas pelo Presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RN), Harinson Carpegiano.



Comentários


Associação Brasileira em Defesa do Consumidor Criança e Adolcente do Idoso e em Defesa da Cidadania CNPJ 09.375.843/0001-47

bottom of page