top of page

Câmara aprova medidas para conscientização da sociedade sobre desastres

  • contatoajaanadecon
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura

Meio Ambiente

A proposta ainda precisa ser votada no Senado


05/11/2025 - 11:57  

ree

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente para ações de educação e capacitação da população sobre eventos relacionados a desastres ambientais.


O texto será enviado ao Senado.


De autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE) e outros, o Projeto de Lei 2809/24 foi aprovado com substitutivo do relator, deputado Gilson Daniel (Pode-ES).


De acordo com o texto aprovado, os projetos relacionados a essas ações deverão seguir os princípios da justiça climática e observar os planos de contingência de proteção e defesa civil.


A execução será feita pelas entidades educacionais, em parceria com os órgãos de proteção e defesa civil e com a sociedade civil.


As ações podem envolver os temas de prevenção, preparação, resposta e recuperação relacionados a desastres ambientais.



Educação ambiental


Como já existe uma lei sobre educação ambiental (Lei 9.795/99), o texto também atualiza atribuições do poder público no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental.


Assim, políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental deverão incluir a variável climática e contemplar as vulnerabilidades e especificidades locais.


O poder público terá ainda de engajar a sociedade nas ações de prevenção de desastres, na preparação, resposta e recuperação.


Além disso, a educação ambiental em todos os níveis de ensino terá de ser universal e inclusiva.


Nessa mesma lei, passa a constar como princípio básico da educação ambiental a promoção da consciência preventiva e da preparação para riscos e desastres, em harmonia com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.


“A simples resposta emergencial a desastres, embora essencial, não é suficiente: é preciso ampliar o conhecimento da população sobre riscos, medidas preventivas e procedimentos de emergência, de modo a reduzir perdas humanas, sociais e econômicas”, destacou Gilson Daniel.


Mudança climática


ree

Na lei que instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), o projeto inclui entre suas diretrizes a integração com as políticas de educação ambiental e de proteção e defesa civil.


A intenção é promover ações de formação, capacitação e conscientização direcionadas à adaptação às mudanças climáticas e à preparação da sociedade para a reduzir riscos e desastre.



Reportagem - Ralph Machado e Eduardo PiovesanEdição - Natalia Doederlein

Fonte: Agência Câmara de Notícias




Comentários


Associação Brasileira em Defesa do Consumidor Criança e Adolcente do Idoso e em Defesa da Cidadania CNPJ 09.375.843/0001-47

bottom of page