top of page

Comissão aprova incentivos para uso de energia limpa em datacenters no Norte e no Nordeste

  • contatoajaanadecon
  • há 1 dia
  • 1 min de leitura

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados


25/06/2026 -  


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 490/26, que cria estímulos para o fornecimento de energia limpa e renovável a datacenters instalados nas regiões Norte e Nordeste.


O colegiado seguiu o parecer do relator, deputado Josenildo (PDT-AP), favorável à proposta.


“A medida não só possibilitará o desenvolvimento tecnológico dessas regiões como também contribuirá para a criação de oportunidades de emprego e renda”, disse o relator.


O projeto, do deputado Duda Ramos (Pode-RR), permite incentivos da União a contratos de longo prazo entre datacenters e o setor elétrico.


O texto prioriza fontes como energia solar, eólica, biomassa e hidrelétricas de baixo impacto.


Selo Verde


A proposta também institui o selo voluntário “DataCenter Verde Regional”.


A certificação será concedida a iniciativas que comprovarem o uso predominante de energia limpa, garantindo prioridade em licenciamentos e financiamentos.


O texto foi aprovado com três emendas supressivas apresentadas pelo relator.


De acordo com Josenildo, a exclusão de alguns trechos da versão original teve o objetivo de aprimorar o projeto e evitar possíveis conflitos com a legislação atual.


Próximos passos


A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Minas e Energia;

de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias



Comentários


Associação Brasileira em Defesa do Consumidor Criança e Adolcente do Idoso e em Defesa da Cidadania CNPJ 09.375.843/0001-47

bottom of page